Um dos grandes desafios para quem opera máquinas pesadas é manter a atenção constante em seus pontos cegos. Alguns tipos de máquinas possuem grandes áreas invisíveis.
Em um canteiro de obras movimentado, um trabalhador pode facilmente andar perto de uma máquina e ser atingido enquanto a máquina é deslocada.
Representação da área em torno da máquina. As áreas claras representam áreas visíveis, enquanto as áreas escuras representam os pontos cegos, ou seja, locais onde pessoas e outras obstruções não são visíveis devido ao tamanho e formato dos componentes e acessórios do seu equipamento, da posição da cabine de comando e outros fatores.
Infelizmente, a maioria dos acidentes “atingidos por” e “esmagados entre” permanecem no topo da lista das maiores causas de mortes relacionadas a acidentes de máquinas no Brasil.
Então, vamos examinar os pontos cegos por tipo de máquina para você estar sempre em alerta dos perigos invisíveis que elas podem conter:
Minicarregadeiras
O operador fica dentro de uma estrutura de proteção contra capotagem, uma gaiola que o mantém seguro, com o motor posicionado atrás dele. Devido a esta configuração, o operador de minicarregadeira tem excelente visibilidade à sua frente, visibilidade limitada para os lados e visibilidade parcial para atrás.
O que torna as minicarregadeiras especialmente perigosas é sua capacidade de girar rapidamente dentro de seu próprio raio de giro. Além disso, como são máquinas pequenas, é mais provável que os trabalhadores na obra caminhem até a máquina para falar com você. E se você não souber que alguém entrou no seu espaço de trabalho, você pode girar a máquina rapidamente, causando um acidente.
As minicarregadeiras podem ser instáveis quando em movimento, especialmente quando se deslocam sobre terrenos acidentados ou irregulares. O movimento brusco da máquina pode fazer com que as mãos do operador mova as alavancas de controle, por isso, em uma situação como esta, devemos remover as mãos dos controles e deixá-la parar.
Carregadeiras
As carregadeiras tem pontos cegos significativos, logo atrás da cabine do operador, por causa do cofre do motor traseiro que bloqueia a visão do que está atrás dela. Os espelhos da máquina fornecem algum nível de visibilidade lateral e na parte traseira da máquina.
As carregadeiras são frequentemente usadas para carregar caminhões. Depois de escavar a pilha de material e carregar a caçamba, a carregadeira recua rapidamente, girando na direção oposta do caminhão. Essa manobra posiciona a unidade dianteira e a caçamba em direção ao caminhão. A carregadeira então avança, levantando sua caçamba e despejando sua carga no caminhão.
É durante essas manobras de ida e volta que você deve ter um cuidado especial com os trabalhadores próximos que podem estar à espreita no ponto cego.
Escavadeiras hidráulicas
As escavadeiras hidráulicas tem suas cabines deslocadas para o lado esquerdo da máquina. Ocorrendo pontos cegos significativos atrás e à direita da máquina. Os braços, a lança, e a caçamba também obscurecem uma faixa estreita de terreno em frente à máquina.
O maior risco aqui é um trabalhador entrar no raio de giro da escavadeira quando ela está trabalhando. Se você operar uma dessas máquinas versáteis, verifique frequentemente o espelho esquerdo para ver se alguém está passando atrás de você. Ao girar para escavar e despejar o material verifique visualmente a área em busca de trabalhadores próximos.
Retroescavadeiras
Como as miniescavadeiras, a moderna retroescavadeira tende a possuir uma excelente visibilidade, especialmente porque o assento do operador pode ser girado para trabalhar frontalmente com a caçamba ou como retroescavadeira. Por esse motivo, os fabricantes fornecem cabines de alta visibilidade que permitem um excelente campo de visão de 360°. Trabalhadores próximos não correm tanto risco ao trabalhar perto de uma retroescavadeira, já que essas máquinas tendem a se estabilizar e trabalhar em um local por longos períodos de tempo.
Entre em contato para alugar a sua máquina com operador qualificado.