Com tantas máquinas disponíveis no mercado, às vezes existem dúvidas se alguns equipamentos cumprem a mesma função de outros e se podem ser substituídos na empreitada.
Basicamente, a diferença entre uma motoniveladora e uma escavadeira é sua estrutura. Ainda que sejam equipamentos com funções e aparências semelhantes, ambos possuem diferenças, principalmente em relação à sua precisão.
Continue a leitura para saber as diferenças entre essas das máquinas.
Como são e para que servem as escavadeiras?
A escavadeira contém uma grande lâmina que pode ser usada para manipular grandes volumes de materiais que não requeiram precisão. Como no caso de movimentação de terra e deslocamento de resíduos em lixões.
Em geral, as escavadeiras contam com uma garra na traseira utilizado para rasgar, quebrar e soltar material compactado para facilitar sua remoção.
Por sua versatilidade, as escavadeiras são amplamente utilizadas nos diversos ramos da engenharia e da indústria, principalmente nos setores pesados.
E as motoniveladoras?
As motoniveladoras tem como objetivo principal criar superfícies planas. Tipicamente, a motoniveladora tem uma longa lâmina que fica entre a dianteira do veículo e seus eixos traseiros, podendo ter uma segunda lâmina na parte dianteira.
Assim, apesar de também serem multiuso, as motoniveladoras são mais indicadas para a construção e manutenção de estradas, incluindo vias públicas, rurais, estradas de mineração e estradas internas em canteiros de obras.
Quais as diferenças?
Como você pôde notar, as escavadeiras são indicadas para nivelamentos mais grosseiros em terrenos difíceis, já que tem grande tração e mobilidade nesse tipo de local.
Por isso, são recomendados para o trabalho em construção, mineração, limpeza de terreno, construção de estradas, desenvolvimento de infraestrutura e projetos florestais.
Já as motoniveladoras funcionam como acabamento do trabalho das escavadeiras. Isto é, as patrols garantem que o trabalho tenha boa estrutura e aparência.
Não é recomendado que se utilize uma motoniveladora para o deslocamento de grandes volumes de material. Isso porque, além de ser um equipamento cuja manutenção é mais trabalhosa por ser mais preciso, a sua lâmina não é projetada para movimentação de grandes carregamentos.
Pensando em construir? Veja quais máquinas a Andaluga possui disponível:
- Pá carregadeira
- Plataforma articulada 12m, 15m, 20m e 25m
- Manipulador telescópico
- Motoniveladora
- Fresadora a frio
- Caminhão basculante
- Mini carregadeira com fresadora
- Mini escavadeira com rompedor
- Escavadeira 8T, 13T, 18T e 23T
- Mini carregadeira com rompedor
- Retroescavadeira com rompedor
- Mini carregadeira com vassoura
- Retroescavadeira
- Mini carregadeira
- Mini escavadeira