A sustentabilidade é um assunto atual e muito discutido no mundo. Entretanto, isso também se expandiu para as empresas, indústrias e até na construção civil.
Esse conceito tem 3 pilares fundamentais:
- Meio Ambiente
- Impacto Social
- Economia
Mas será que é possível ter uma obra sustentável? Como?
Sustentabilidade na Construção Civil
Em primeiro lugar, sim, é possível ser sustentável na construção civil. A discussão dentro desse nicho se dá acerca dos resíduos e entulhos gerados nas obras, extração excessiva de matérias-primas e elevado uso de água e energia.
Desta forma, o alcance da sustentabilidade na construção civil é possível através da reutilização de materiais, definição de alternativas para os recursos naturais e a economia de energia e água.
Aqui, os processos devem ser viáveis e de pouco impacto ambiental. O principal problema observado na construção civil é a quantidade excessiva de despejos de resíduos de obras na natureza.
De início, os custos para as mudanças necessárias podem parecer elevados. Entretanto, se pensarmos a longo prazo, exigem menor manutenção e têm mais vantagens.
Vantagens de ser Sustentável na Construção Civil
Podemos listar algumas vantagens de aderir à sustentabilidade. Evidentemente, contribuir para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida é por si só um excelente motivo para a mudança.
Porém, o fator econômico também pode pesar na decisão. Atualmente, a sustentabilidade se tornou uma demanda do cliente. A sociedade está mudando e é imprescindível que a construção civil acompanhe e se adeque à esse processo.
Ou seja, tornando-se sustentável com consumo consciente de matéria-prima, reaproveitamento de resíduos e diminuição dos desperdícios, é muito provável que a empresa seja melhor vista no mercado.
Alguns estados e municípios até oferecem incentivos fiscais para as empresas sustentáveis, reduzindo consequentemente, o custo de operação da obra. Além de se tornar um convincente argumento de venda.
Leia mais:
Entre em contato com a filial mais próxima: