A demolição é uma realidade muito comum nas cidades, principalmente, médias e grandes. Além disso, de tempos em tempos, coisas precisam ser demolidas para que surjam novos prédios e empreendimentos.
Há muitos casos em que antes de se instalar o canteiro de obras, é preciso demolir estruturas já existentes no terreno. Então, o próximo passo é fazer isso da melhor forma possível, com segurança e responsabilidade.
Cuidados pré demolição
Afinal, o que é preciso para realizar uma demolição segura? Há alguns cuidados importantes a serem tomados antes de realizar a atividade, entre eles:
- Alvará de execução de demolição;
- Vistoria e relatório do local e arredores;
- Seguro de responsabilidade civil:
- Desligamento de redes elétricas e hidráulicas da região;
- Uso de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI’s e EPC’s);
- Sinalização do local atingido e arredores;
- Selecionar as ferramentas e máquinas de trabalho.
Além de tomar os devidos cuidados, também é necessário que seja escolhido o tipo de demolição mais indicado para cada situação. Todos os relatórios e análises do terreno e região servirão de base para essa decisão.
As melhores opções de demolição são:
- Manual: a mais indicada quando há estruturas pequenas ou imóveis muito próximos ao local de demolição;
- Mecanizada: uma das mais comuns, feita com apoio de rompedores, marteletes, guindastes, tratores e explosivos. Ideal para estruturas de médio e grande porte com prazos apertados;
- Controlada: o processo acontece em diversas etapas com bastante precisão dimensional.
Portanto, o processo de demolição requer planejamento e segurança. Todos os cuidados devem ser tomados com a finalidade de realizar uma demolição segura e eficaz, evitando acidentes e atrasos no empreendimento.
Em suma, o processo de demolição pode causar inúmeros e graves acidentes. Isso faz com que treinamentos aos funcionários, ferramentas de qualidade, equipamentos de proteção e o trabalho em conformidade com a NR-18.5 (demolição) seja essencial.