A construção de piscinas é um tipo de atividade muito comum no Brasil e no mundo, geralmente em grandes casas, clubes, resorts e muitos outros empreendimentos.
A maioria das pessoas gosta de aproveitar a piscina de vez em quando, com os amigos e família. Mas o que muitos não sabem é que a construção de uma piscina pode ser feita de forma prática e rápida, se realizada corretamente.
Assim, ainda que tenha algumas etapas, a construção de uma piscina começa no estudo do solo e na escavação dele. Por isso, neste texto, vamos falar um pouco sobre esse processo.
Antes de começar a escavação
Antes de qualquer coisa, o estudo do solo é extremamente importante e deve preceder à escavação. Além disso, saber qual tipo de piscina que será instalado no local também é essencial para um bom trabalho.
Antes de começar o procedimento de escavação, é preciso analisar se há algum tipo de tubulação ou canos no solo do local, se há pedras ou outros empecilhos para a obra. Além disso, verificar a presença de aterros e/ou lençóis freáticos também é extremamente necessário.
Em adição, a marcação do local, mensuração do nível do terreno e a profundidade desejada de onde a piscina será instalada é essencial para conseguir realizar uma escavação adequada.
Escavação da piscina
Depois de estudar o terreno e ter todas as informações do local a ser escavado, é a hora do trabalho prático. A obra começa com a abertura do terreno de acordo com as dimensões necessárias, mas é altamente recomendável cavar um pouco além das medidas iniciais.
A verificação da profundidade acontece conforme a escavação é realizada, independente se for uma piscina de vinil ou alvenaria.
O trabalho de escavação é a primeira etapa prática da obra, é a preparação para o recebimento do sistema hidráulico e elétrico, seguido da impermeabilização e acabamento para uma piscina bonita, bem feita e sem riscos.
Confira as melhores máquinas para esta atividade: