Como sabemos, a construção civil traz diversos desafios para os construtores, engenheiros, empreiteiros e pedreiros. Em muitos casos, os desafios estão relacionados à periculosidade.
Desta forma, esses desafios podem ser perigosos para os trabalhadores envolvidos e também para a região urbana aos arredores do canteiro de obra.
Além disso, um dos difíceis trabalhos que precedem o início da obra é a remoção de raízes de árvores.
Por que remover raízes?
Na maioria das vezes, a remoção de raízes de árvores se faz necessária em 2 ocasiões. Vamos entender um pouco de cada uma delas.
O primeiro caso acontece quando o desmatamento foi realizado para abrir espaço para a obra e ainda sobraram tocos e as raízes de árvores para retirada.
No segundo caso, o problema surge quando as raízes das árvores começam a danificar residências, áreas comerciais ou públicas. Ou seja, elevação de pavimentos, destruição de asfaltos, danificação de muros e etc.
Para realizar esse tipo de remoção, é preciso de autorização do órgão responsável municipal e obediência a uma série de regras, de acordo com a cidade.
Como é feita a remoção de raízes de árvores?
Há algumas recomendações para a remoção de raízes de árvores. Nos casos em que a árvore ainda existe mas a raiz precisa ser retirada, a poda deve manter uma distância mínima do caule.
O ideal é que a raiz seja exposta através de uma vala aberta ao redor dela, preferencialmente de forma manual, para então realizar um corte liso sem maiores danificações.
Portanto, para cortar a raiz, é recomendado o uso de serra e não ferramentas como facões e machados. Além disso, vale ressaltar que todos os equipamentos utilizados devem estar em ótimo estado e seguindo as normas técnicas.
Máquinas utilizadas na remoção de raízes
Podemos destacar duas máquinas recomendadas para realizar a remoção de raízes conforme normas técnicas e de segurança.
Entre elas:
- Escavadeira;
- Retroescavadeira.