Como é sabido, o entulho é parte inevitável de qualquer limpeza de terreno, terraplenagem ou obra. Portanto, fazê-lo de forma eficiente e responsável é altamente necessário, recomendável e, muitas vezes, obrigatório.
Então, para auxiliar no processo de descarte de entulho, iremos descrever um pouco sobre o passo a passo do processo, além de fornecer algumas dicas e algumas percepções que podem te ajudar com esse processo.
Passo a passo para descarte de entulho
Agora, vamos conhecer o passo a passo para um descarte correto de entulho, principalmente relacionado a obras
- Respeite a legislação
O primeiro passo para o descarte correto de entulho é verificar a legislação. Todas as diretrizes, normas e regulamentações para descarte de entulho e gestão de resíduos estão explicadas na Resolução 307 da CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
- Separe o entulho
Divida todos os tipos de entulho, ou seja, os fragmentos de concreto e restos de argamassa e madeiras dos metais, por exemplo, que são materiais recicláveis ou podem ser reutilizados de alguma forma.
- Contrate um serviço de caçamba licenciado
Alugar caçambas para descarte de entulhos é algo muito comum e é realizado com frequência. Primeiramente, tenha certeza de que a empresa contratada tem licença da prefeitura para funcionamento. Isso pode evitar possíveis riscos, multas e gastos futuros.
- Busque estações de reciclagem
Conforme a Lei 12.305/2010, toda cidade precisa ter um plano de gestão de resíduos da construção civil. Portanto, informe-se e encontre uma estação de reciclagem voltada para resíduos de obras.
Resumo
É de suma importância que o descarte de entulho seja feito de forma correta e eficiente. Este processo é feito a partir de uma série de fatores essenciais para finalizá-lo. Comece analisando a legislação, identifique os tipos de resíduos, pense no transporte e, por fim, conheça o destino do entulho.
Veja mais conteúdos como este: