O ano de 2020 foi difícil para diversos segmentos da economia, alguns setores diminuíram ou até pausaram suas atividades. Mas, o ano de 2021 traz uma nova visão e também algumas grandes tendências para a construção civil.
Algumas dessas tendências já estão em pauta há algum tempo, outras são novas ou ganharão mais destaque nesse novo ano. Portanto, é importante citar essas tendências para entender, conhecer e, se for o caso, se adequar.
1- Sustentabilidade
Já faz alguns anos que a sustentabilidade está na pauta da maioria dos segmentos industriais e econômicos, a construção é uma delas!
Além de ser importante para manter os recursos naturais e contribuir com o meio ambiente, a sustentabilidade é muito valorizada por parceiros de negócios, clientes e auxilia no controle de gastos de energia, água e desperdício.
2- Building Information Modeling (BIM)
O chamado BIM é, em português, a Modelagem da Informação da Construção, é uma nova tendência da construção civil e está relacionada aos projetos que antecedem a obra em si.
Esse novo conceito trabalha com modelos 3D, focando na facilidade, praticidade e objetividade de ser mais fiel ao produto final, ou seja, o resultado ao final da obra.
Na prática, a ideia do BIM é construir maquetes ao invés de desenhos. Ainda que toda obra seja diferente uma da outra, todas elas contam com materiais, colaboradores e maquinários. Portanto, planejamento é sempre fundamental.
3- 3D e máquinas
Aproveitando o gancho da tendência anterior, o 3D está cada dia mais presente e necessário no dia a dia da construção civil. Ainda que já seja aplicado em algumas áreas da construção, 2021 será o ano da dominação das máquinas.
Por isso, a tendência é que a tecnologia 3D se estenda para uso em construções modulares e até impressão de peças de concreto. Temos o exemplo das máquinas pavimentadoras de concreto, que já estão entrando nessa inovação.