Será que seu canteiro de obras é eficiente?
Nos dias de hoje, o gerenciamento de todos os processos e materiais do canteiro de obras é algo essencial e já deixou de ser um diferencial há muito tempo.
Pensando nisso, trouxemos um checklist de gerenciamento de obras, ou seja, tudo o que você precisa analisar e fazer para ter um canteiro de obras eficiente.
Esse checklist foi desenvolvido especialmente para você descobrir se está tudo certo com os processos do seu empreendimento ou se é necessário realizar algum tipo de alteração e adequação.
Objetivos
Como todo projeto, você com certeza tem uma série de objetivos e metas para seu novo empreendimento. Claro que isso é essencial para nortear os caminhos a serem explorados.
Todavia, um ponto fundamental é alinhar todos os objetivos esperados com a liderança envolvida. É preciso haver um alinhamento de metas e resultados esperados.
Processos
Antes de iniciar a obra do seu empreendimento, considere realizar uma reunião para alinhar também os processos e quem são os responsáveis por eles.
Isso é fundamental para nomear quem será o tomador de decisão em primeira e última instância.
Registro e Comunicação
A comunicação no seu canteiro de obras e na empresa como um todo, é essencial para uma construção adequada e de sucesso.
Reuniões, registros de decisões, alinhamento de metas ajudam toda a equipe a entender os objetivos de forma pontual e saber exatamente o que cada um deve fazer.
Acompanhamento
A maioria das pessoas consegue delegar, mas esquece que é preciso ter um acompanhamento de todos os processos, compras, vendas e etc. Esse acompanhamento é fundamental para o próximo tópico.
Ajustes
Depois que você acompanhar todo o seu canteiro de obras, processos, materiais, compras e vendas, você precisará ajustar e adequar o que não estiver satisfatório.
Desde simplificar procedimentos até implementar soluções e fornecer feedback aos envolvidos.
Todos esses pontos são fundamentais para que seu empreendimento tenha a melhor construção possível, potencializando a produtividade e evitando gastos desnecessários e desperdícios.