As máquinas pesadas são uma parte importante do trabalho na construção civil, desde a terraplenagem até a limpeza pós obra.
Portanto, manter os maquinários funcionando perfeitamente bem ajuda a potencializar a produtividade.
Tendo isso em mente, trouxemos 10 incríveis dicas para que você tenha alternativas para evitar falhas no motor das máquinas.
- Testes frequentes e manutenção preventiva: conferência de óleo, manutenções constantes, testes, verificação da temperatura e etc.
- Combustível de qualidade: é importante escolher um local de confiança para abastecer os maquinários e, de preferência, sempre no mesmo local.
- Limpeza: a limpeza frequente das máquinas é necessária, mas lembre-se de sempre fazer isso com ela desligada. Isso evita acidentes e desperdício.
- Leitura do manual: ele vai te trazer todas as informações que você precisa para obter o melhor da máquina, incluindo sobre abastecimento.
- Óleo de qualidade: assim como o combustível, é imprescindível que o óleo acompanhe a qualidade.
- Peças de qualidade: no caso de manutenção e precisar da troca de peças, opte sempre por qualidade ao invés de preço e evite gastos futuros.
- Não deixar a máquina desligada por muito tempo: combustível também tem prazo de validade e é melhor evitar que ele vença.
- Profissionais qualificados: é fundamental que os operadores sejam qualificados para operar as máquinas e evitar problemas e acidentes.
- Inspeção diária: além de manutenção e limpeza, a inspeção feita diariamente serve para garantir o bom funcionamento.
- Fornecedores confiáveis e instalação adequada: parcerias confiáveis são fundamentais para que sua máquina e peças tenham a melhor qualidade possível.
Por que devo seguir essas instruções?
Em suma, máquinas pesadas são produtos de altíssimo valor, principalmente na compra, e é recomendado que obtenham a melhor manutenção e cuidado possível.
Uma das partes mais importantes dessas máquinas é o motor. Se em carros, é caríssimo repor um motor, imagina para grandes maquinários de trabalho? Portanto, siga as instruções e evite futuras dores de cabeça (e de bolso).
- Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:
- Mini escavadeira: saiba tudo sobre esta máquina tão versátil
- Operação de máquinas pesadas: Conheça as habilitações necessárias