Organização e controle são essenciais para uma obra bem sucedida e com processos eficazes. Por isso, vamos falar um pouco sobre como funciona uma medição de obra eficiente e o porquê dela ser necessária.
Imprevistos podem acontecer, mas com uma medição eficiente você pode ter controle de todos os gastos a mais que possam ocorrer.
O que é medição de obras?
A medição de obras se tornou uma ferramenta crucial para controlar seus projetos de obras. Basicamente, a medição é mensurar o que está sendo feito na obra e quais os materiais estão sendo usados.
Além disso, a medição é responsável por mensurar também a quantidade de materiais, indicando os custos.
Em caso de empreendimentos, a medição serve também para ajudar a calcular os valores de remuneração dos serviços terceirizados.
Além disso, você pode acompanhar toda a obra, desde prazos até custos previstos e excedentes. A medição de obra possibilita a análise de cada parte do processo de construção.
Como fazer uma medição de obra eficaz?
Claro que há alguns passos importantes para elaborar uma medição de obra eficaz e evitar problemas e imprevistos.
- Processos preestabelecidos: determinar o quanto antes tudo que deve ser avaliado na medição de obra, desde materiais, serviço, qualidade esperada, prazo, formas de verificação, métricas e etc.
- Documentação: documentos e fotos para comprovar as medições e materiais podem vir a calhar futuramente.
- Profissionais de várias áreas: o trabalho conjunto dos profissionais qualificados de diversas áreas é fundamental para medições e documentos de qualidade.
- Ferramentas adequadas: as ferramentas necessárias dependem do tipo de medição, projeto e análise que será realizada. Por exemplo: escalímetro, medidor de umidade, paquímetro, entre outras.
Desta forma, percebemos que a medição de obra precisa atender alguns critérios para que seja realmente eficiente e ajude em ter uma obra mais organizada e lucrativa.
Portanto, lembre-se de garantir uma excelente medição e documentação com profissionais qualificados e ferramentas adequadas. Isso te ajudará a evitar problemas e gastos desnecessários.
Veja mais conteúdos sobre gestão de obra: