Você já notou a tendência de empreendimentos e edifícios com um viés mais sustentáveis, ou “mais verdes”? Pois, há motivos e formas para isso acontecer.
Hoje, vamos falar um pouco sobre essa tendência das construções mais verdes. Para isso, vamos entender porque isso tem acontecido e qual sua importância nos dias de hoje.
Na atualidade, a sustentabilidade é um dos assuntos mais comentados quando citamos indústrias e construção civil. Inclusive, muitas pessoas buscam casas e apartamentos sustentáveis para comprar ou alugar.
Além disso, os profissionais de arquitetura e engenharia têm estado bastante focados em lidar com as questões de construções sustentáveis. Por ser uma tendência mundial, é importante conhecê-la e entendê-la.
Telhados verdes
Antes de mais nada, vale ressaltar que talvez você já deve ter visto este tipo de tendência arquitetônica em algum lugar. Muito vista em cidades grandes e/ou modernas, os telhados verdes trazem uma solução mais ecológica.
Os telhados verdes são excelentes para reduzir custos e proporcionar um melhor ambiente para os moradores e frequentadores. Além disso, pode deixar a estética mais agradável e até melhorar o desempenho acústico.
Materiais reciclados
O reaproveitamento dos materiais ajuda muito a controlar o aumento da produção. Isso acontece porque uma das tendências é a desmaterialização, como o concreto que pode ser reciclado.
Esse ponto também auxilia na tendência de construções mais verdes e mais sustentáveis.
Energia renovável
Em alguns casos, o “verde” não está visível, mas a parte sustentável é indiscutível. Por exemplo, energia renovável é uma das tendências que mais vem crescendo nos últimos anos.
Os painéis solares ajudam a economizar energia, valorizam os empreendimentos e preservam a natureza. Ou seja, são muitos benefícios voltados para a tendência “mais verde” das construções.
Importância
Como citamos anteriormente, a sustentabilidade traz uma série de benefícios para o meio ambiente, mas também para a valorização do empreendimento.
Por isso, vale a pena investir nesse tipo de empreendimento, tanto para quem constrói, quanto para quem compra.
Saiba mais sobre construções sustentáveis: