Ter o canteiro de obras organizado é o sonho de muitas construtoras e empreiteiras, visto que é a melhor forma de ser eficiente e lucrar muito mais.
Mas, como será que é o canteiro de obras ideal? O que é preciso ter para chegar ao patamar de ser considerado perfeito? Pois, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre este assunto.
Por que é importante organizar o canteiro de obras?
Antes de mais nada, é fundamental organizar seu canteiro de obras. A organização é o primeiro passo para alcançar a excelência a longo prazo. Por isso, vale a pena investir nesse quesito antes de começar a pensar em um mundo ideal.
No canteiro de obras, todo o material da obra fica armazenado, além de ter a presença dos trabalhadores e do maquinário utilizado. Por isso, a organização de tudo isso é fundamental.
Além da organização, o planejamento já deve existir antes mesmo do início da obra. Caso contrário, questões logísticas podem se tornar um grande problema e acabar afetando todo o cronograma da construção.
Uma boa organização, além de um planejamento prévio, faz com que sua obra seja mais lucrativa com muito menos desperdício. E acredite, este é o sonho de todo mundo que trabalha na construção civil!
Como deve ser o canteiro de obras ideal?
Sendo assim, como exatamente deve ser o canteiro de obras ideal? Este deve ser bastante organizado e, preferencialmente, com controles de entrada e saída de material.
Isso, por consequência, vai auxiliar em todo o controle de gastos da obra, evitando desperdícios e compra de material excedente.
Desta forma, é de suma importância que a empresa reconheça a relevância do planejamento logístico do canteiro de obras antes mesmo do empreendimento começar a ser construído.
Portanto, considere organizar os elementos básicos: central de cimento, depósitos, almoxarifado, portaria e escritório.