Dinheiro sempre é um assunto complicado e complexo. Inclusive, muitas pessoas têm dúvidas sobre como estimar o lucro de uma obra. Por isso, desenvolvemos este artigo para te ajudar com isso.
Desde já, é essencial ter em mente que o faturamento de uma construtora não é igual ao seu lucro. Quando estimamos um valor de faturamento, não considerando os gastos que a empresa terá durante toda a construção do empreendimento.
Pensando nisso, iremos elencar os principais fatores que ajudam na estimativa de lucro de uma obra.
1- Organização
Como você pode imaginar, a organização é o topo da nossa lista. Isso porque ela está presente em toda a obra, desde a decisão de construção até a venda.
2- Planejamento
Este começa muito antes do início das obras, estimando os custos, ganhos e como tudo será realizado ao longo da construção. O ideal é que seja respeitado a fim de evitar problemas e/ou prejuízos.
3- Controle de fluxo de caixa
Se você não conseguir manter um controle estável do seu caixa, não será possível realizar uma estimativa próxima da realidade.
4- Orçamento da obra
Fazer e realizar orçamentos o máximo possível para se manter dentro dos objetivos de lucro da obra. Manter o empreendimento dentro do gasto planejado é fundamental.
Portanto, observamos que há uma série de fatores que podem influenciar a estimativa de lucro de uma obra.
Desta forma, faz-se fundamental o planejamento de toda a obra, além da organização para considerar todos os custos e possíveis ganhos da empresa.
Ademais, lembre-se que custos podem incluir: mão de obra regular, mão de obra adicional, equipamentos, maquinário, material, impostos, terreno, impostos, alvarás, seguro, garantias, jurídico e etc.
Além disso, é sempre bom ter uma margem de emergência para imprevistos. Mesmo um excelente planejamento e organização não estão isentos de sofrer com circunstâncias adversas inesperadas.