À primeira vista, vemos a construção civil como uma atividade bruta e bastante manual. Porém, você sabia que a tecnologia da informação vem dominando esse segmento no sentido de planejamento e organização?
Atualmente, a T.I tem se colocado como a nova tendência do mercado de trabalho, serviços e produtos.
Pensando nisso, elaboramos este artigo focado em explicar a importância da T.I na construção civil.
O que é T.I?
Antes de continuar, você sabe o que é T.I? A Tecnologia da Informação, conhecida como T.I, é um vasto conjunto de atividades e soluções no mundo da tecnologia. Além de englobar banco de dados, também inclui hardwares, software e etc.
T.I na construção civil
Não obstante, a construção civil é um dos setores mais rentáveis e importantes no Brasil e no mundo.
Sendo assim, é fundamental que se mantenha sempre atualizado e cada vez mais eficiente. Aqui, a T.I desempenha um importantíssimo papel.
Além de atuar como base de informações, a T.I serve para gerar e gerir dados estruturais e de alta importância da empresa, além de auxiliar a otimizar processos.
Atualmente, há alguns softwares desenvolvidos especialmente para construtoras, que funcionam como sistemas de gestão de obras.
Desta forma, observamos que as construtoras têm tido cada vez maior conectividade entre seus processos graças a T.I. Assim, há maior controle de cronogramas logísticos, compras de materiais, contratação e etc.
Com a T.I, é possível encontrar todas as informações em um só software, de qualquer lugar. Ou seja, os administradores e donos não precisam estar no canteiro de obras para entender o que está acontecendo e programar mudanças, caso necessário.
Por isso, a importância da T.I na construção civil é bastante perceptível, principalmente do ponto de vista administrativo e de gestão. Além de aumentar a eficiência dos processos, possíveis problemas podem ser identificados antecipadamente.