Você conhece a sigla FVM? FVM significa Ficha de Verificação de Materiais e esta pode ser uma grande aliada na construção do seu novo empreendimento.
A FVM não é um sistema complexo e muito menos complicado. Na realidade, essa ficha chegou para ajudar e facilitar a vida de todos e garantir que a obra saia exatamente como planejada.
O que é FVM?
A Ficha de Verificação de Materiais é tida como uma ferramenta e está sendo usada pelas construtoras com o objetivo de controlar e verificar se todas as exigências de qualidade estão sendo devidamente cumpridas na obra em cada material avaliado.
Como fazer a FVM?
Primeiramente, é importante saber que não existe um único modelo ou padrão da ficha de verificação de materiais. Ou seja, cada empresa pode elaborar seu próprio modelo, considerando as características que julgar mais importantes.
Todavia, em qualquer caso é fundamental que você preencha corretamente para que a ficha possa servir o seu propósito. Pensando nisso, temos uma sugestão para que você possa fazer uma boa ficha com informações relevantes.
- Cabeçalho
Aqui, você precisa identificar a obra, o responsável pela ficha, detalhes do material e do lote, número de controle da ficha e data que foi preenchida. Isto é, todas as informações básicas.
- Corpo
Hora de avaliar cada item, desde a quantidade, características técnicas e tamanho. Além de, claro, especificar se o material está dentro das normas de qualidade aceitáveis, ou não.
- Rodapé
No rodapé, é fundamental ter a assinatura do responsável da ficha e também da obra.
Ao utilizar a ficha de verificação de materiais, a obra tem a possibilidade de reduzir gastos, controlar melhor o orçamento, reduzir os erros e controlar ainda mais o estoque e as futuras compras.
Portanto, vale a pena sim estudar a realidade da sua obra e analisar a necessidade de implementar essa ferramenta bastante eficiente.