Você já deve ter ouvido falar sobre zoneamento urbano. Mas, você realmente sabe o que é isso e o que significa? Qual a importância do zoneamento urbano e como ele pode afetar nossas vidas?
Esse é um tema amplamente debatido quando falamos sobre urbanização e planejamento urbano, desde a gestão pública até a comunidade popular. Isso acontece porque uma é responsável pela organização urbana, e a outra é quem realmente faz parte do lugar.
Quando falamos sobre zoneamento urbano, também estamos nos referindo ao setor imobiliário, isso porque esse planejamento serve de guia para futuras construções de empreendimentos.
O que é zoneamento urbano?
Antes de continuar, é crucial entender exatamente o que é o zoneamento urbano. A origem desse conceito e trabalho é organizar os centros urbanos quando estes começaram a crescer de forma desenfreada.
Assim, esse crescimento acabou degradando o meio ambiente local, além de levar as pessoas a morar em locais de alta periculosidade, como locais propícios a inundações, deslizamentos, incêndios e etc.
Todavia, o zoneamento urbano é exatamente o contrário disso. Ele foi criado para ser um plano de divisão de organização do espaço urbano, devidamente regulamentado.
Divisão da cidade
Como citamos, o zoneamento urbano prevê a divisão da cidade de forma organizada e isso deveria acontecer de acordo com os mais diferentes fatores. Ou seja, considerando a função da região, se é residencial, industrial, comercial e etc.
Outro ponto que deve ser considerado nessa divisão da cidade a partir do zoneamento urbano é a preservação de áreas culturais e de patrimônios históricos ou naturais.
Quem decide o zoneamento urbano?
Ok, mas quem é o responsável por decidir o zoneamento urbano e, consequentemente, toda a divisão da cidade? Bom, geralmente são as leis municipais que definem todo o zoneamento urbano.
Desta forma, a cidade proporciona um plano diretor de regras e condições para usar o território de cada parte da cidade de acordo com o zoneamento preestabelecido, respeitando as restrições impostas.