Como você deve imaginar, a sustentabilidade é um assunto que está longe de ser erradicado. As preocupações com o meio ambiente e com os recursos naturais só estão aumentando e todos os segmentos da economia têm parte nisso.
Pensando nisso, a construção civil não fica de fora. Isso porque esse ramo tem um grande potencial de desperdício e uso excessivo de recursos naturais.
Opções sustentáveis para a construção civil
Diante do que citamos, ter opções sustentáveis se tornou uma grande necessidade do setor. Por isso, separamos algumas alternativas para o entendimento do assunto ser ainda maior.
- Vidro inteligente
Você já ouviu falar desse material? Esse vidro tem alta capacidade de controlar o calor, a transparência e até o nível de iluminação. Ajuda, inclusive, com a redução dos gastos com refrigeração.
Esse material é formado por metais de transição, vidro e película de cristal líquido.
- Telhado verde
Como o nome já diz, esse tipo de telhado prevê uma cobertura de plantas sobre um teto impermeável. Ele auxilia na retenção de água da chuva para ser reaproveitada, regula a umidade do ar, garante melhor conforto térmico e aumenta até o isolamento acústico de forma completamente natural.
- Painel solar fotovoltaico
Uma das maiores tendências dos últimos anos, os painéis solares ajudam a produzir eletricidade através da iluminação solar, que é renovável. Esses painéis retêm a luz e transformam em energia elétrica, diminuindo e muito a conta de energia.
- Bioconcreto
Talvez você ainda não conheça esse material, mas ele é excelente para evitar rachaduras. Isso porque ele conta com propriedade de regeneração através de uma bactéria presente na sua composição.
- Replast
O tijolo chamado replast é feito de resto de plástico comprimido com blocos modulares. Todo o processo é biodegradável e transforma plásticos de poluição em matéria-prima.
Com essas opções, sua obra pode se tornar muito mais sustentável, reduzir os custos e até aumentar seu valor.