Atualmente, é de conhecimento geral a importância da terraplenagem. Esta fase da construção é essencial para o andamento da obra e para uma boa formação da base do empreendimento.
Por isso, vamos falar um pouco mais sobre cada etapa do processo de terraplanagem. Assim, será possível entender como funciona e qual a
necessidade de cada fase.
Estudo de projeto
A primeira etapa da terraplanagem é o estudo de projeto. Ou seja, o estudo do terreno, do relevo e em como a preparação será feita para o recebimento das próximas fases do processo.
Plano de ataque
Nesta parte, é essencial analisar a estratégia para a movimentação da terra e de outros materiais que estejam no caminho. Por isso, é feito um plano de ataque, que será usado para realizar a atividade de limpeza e adequação do terreno.
Dimensionamento dos quantitativos de equipamentos
A fim de saber a quantidade necessária de equipamentos e ferramentas para o trabalho de terraplenagem, o projeto precisa estar correto.
Trabalhando em conjunto com a primeira etapa, será possível identificar quantos e quais materiais e equipamentos utilizar na hora da terraplanagem.
Caracterização do solo
Outra etapa de suma importância para o processo de terraplenagem é a caracterização do solo, também podemos chamar de sondagem de solo.
Esta fase consiste na obtenção de informações sobre o solo a fim de tomar as melhores medidas para o empreendimento, desde a sua obra até sua finalização. Analisando dimensão, profundidade e até espessura do solo, além de tomar conhecimento da presença de lençóis freáticos na região.
Descarte de material
Por último, mas não menos importante, temos o cuidado com o descarte de materiais retirados do terreno.
A fim de respeitar as leis ambientais e cuidar do meio ambiente, o descarte de materiais deve ser feito de forma correta de acordo com o tipo de entulho e resíduo encontrado no local da obra.