As escavadeiras fornecem uma ampla gama de aplicações, além de apresentar entre si, várias características diferentes.
Para saber mais detalhes sobre as escavadeiras e seus modelos disponíveis, primeiro leia este nosso artigo.
Com algumas variações no mercado, é possível optar, por exemplo, por um sistema hidráulico ou elétrico, o tipo de braço, tamanhos e acessórios.
Por isso que para definir qual a melhor escavadeira, é preciso fazer uma avaliação mais minuciosa das opções e avaliar qual delas é ideal para o seu projeto.
Mas, para te ajudar nesta difícil tarefa de descobrir qual a melhor escavadeira do mercado, fizemos esse artigo com um comparativo entre alguns tipos de escavadeiras.
Veja os tópicos que merecem a sua atenção
Escavadeira ideal para cada atividade
Confira alguns detalhes que você deve avaliar e conhecer antes de fazer a locação de escavadeira para a sua obra.
Profundidade da escavação
Para trabalhar em subsolos que apresentam bastante água ou são bem úmidos, é necessário realizar uma boa escavação. Essa atividade precisa ser feita sem o deslocamento constante do nível mais baixo e sem que a máquina ou os caminhões que serão carregados tenham contato direto com o solo mole.
Para esse trabalho, a escavadeira hidráulica é ideal. Com ela, é possível escavar até 2 níveis abaixo do piso onde a máquina está localizada (mais de 6 metros de profundidade), sem ter que, necessariamente, descer com a máquina até esse ponto.
Não haverá também necessidade de descer com os caminhões que serão carregados, já que, muitas vezes, eles terão uma enorme dificuldade para sair do subsolo e acessar a rua. Além disso, esse tipo de escavadeira dispensa a lavagem dos pneus antes de saírem da obra. Isso se deve pelo fato deles não terem tido contato com lama ou barro.
A eletrônica nas escavadeiras
A eletrônica presente nas escavadeiras e máquinas pesadas para terraplanagem, em geral, tem como principal objetivo aumentar a produtividade, a confiabilidade e o conforto do operador. Ela também ajuda a reduzir despesas com manutenção e combustível.
A velocidade na escavadeira
Esse tipo de equipamento precisa, mais do que ser veloz, contar com segurança e estabilidade.
Precisa possuir recursos para reduzir o impacto da desaceleração como frenagem e amortecimento, tanto do giro quanto do sistema hidráulico.
Outro índice de velocidade importante, é a velocidade máxima de deslocamento. Embora a escavadeira hidráulica trabalhe, na maior parte do tempo, parada e apenas girando em seu próprio eixo, constantemente ela precisa se deslocar.
Algumas vezes, ela precisa percorrer distâncias relativamente longas. Nessa hora, é muito importante que o equipamento seja ágil, para que o tempo perdido por estar sem produtividade seja reduzido.
Como podemos perceber, não há uma resposta definitiva e absoluta para a pergunta “Qual a melhor escavadeira do mercado?”, pois a escolha da escavadeira ideal é única para cada situação.
Onde encontrar as melhores escavadeiras do mercado?
A Andaluga possui várias opções de escavadeiras, de diferentes toneladas e acessórios. Fale com a gente!