Um dos maiores desafios das construtoras e empreiteiras é a organização dos materiais, principalmente o que está relacionado ao armazenamento dos insumos da obra.
Já podemos adiantar que há alguns passos importantes para serem seguidos com a finalidade de alcançar o melhor armazenamento possível dos materiais na obra. Isso é importante para evitar desperdícios, extravios e prejuízos.
Organização
Uma das melhores e mais importantes práticas de armazenamento de materiais na obra é a organização. Essa prática é fundamental para que os materiais sejam bem armazenados, organizados e de fácil acesso quando necessários.
Uma organização bem feita facilita o armazenamento e até auxilia na produtividade da obra, evitando perda de tempo procurando insumos que estão no local errado.
Local adequado
Além de organizados, os materiais precisam estar em um local adequado. Isso significa que é necessário prestar atenção no ambiente em que os insumos serão armazenados.
Ou seja, o local não pode conter umidade, precisa ter uma cobertura e abrigo contra chuva e sol para não prejudicar a qualidade dos materiais e evitar estragá-los.
Outro ponto importante é que o local de armazenamento precisa ter fácil acesso para caminhões de materiais e veículos de entrega. Isso evita extravios e transportes longos demais dentro do canteiro de obras.
Instruções dos materiais
A maioria dos materiais de construção, como: cimentos, revestimentos, argamassas entre muitos outros, contém uma lista de instruções para manuseá-los e armazená-los.
Então, é importante que essas instruções sejam seguidas para que o armazenamento seja o melhor possível. A pessoa mais indicada para informar como o material deve ser armazenado é o próprio fabricante. Por isso, vale ressaltar a importância de seguir essas instruções.
Seguindo essas dicas, será muito mais fácil manter o material armazenado de forma correta, garantindo a qualidade e evitando desperdícios. Além de evitar prejuízos, a produtividade da obra também pode ser potencializada.