Começar é um processo bastante complicado para micro e pequenas construtoras, visto que o mercado é concorrido.
Mas, estas empresas são muito procuradas por pessoas físicas ou empresas que precisam da construção de algo menor ou mais pontual.
Todavia, a fim de ser bem sucedido neste mercado, as micro e pequenas construtoras se beneficiam muito mais se trabalharem com melhorias contínuas em seus processos.
Pensando nisso, elencamos algumas melhorias interessantes para que você possa potencializar seus resultados e proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes.
Gestão adequada das finanças
A questão do fluxo de caixa pode vir a ser um problema para muitas empresas menores. Portanto, para evitar este tipo de problema, é necessária uma gestão adequada das finanças.
Essa gestão inclui tomar cuidados com compras desnecessárias, evitar desperdícios, aumentar a produtividade da mão de obra e muitas outras coisas relacionadas ao financeiro da sua construtora.
Gestão de Tarefas
Independentemente do tamanho da sua construtora, ter uma gestão de tarefas eficiente é fundamental para potencializar seus resultados e organizar toda a sua empresa.
Essa prática pode incluir diversos relatórios, formas de produzir e se comunicar com toda a equipe. Estas práticas podem ser: PDCA (Plan, Do, Check, Act) e KPIs (Key Performance Indicators).
Além disso, há os processos japoneses de grande sucesso, como: Kanban, 5S e Kaizen. Vale a pena estudá-los e escolher o melhor para sua empresa!
Gestão de Pessoas
Sua micro ou pequena construtora é formada por pessoas, certo? Portanto, você também precisa ter uma excelente gestão de pessoas.
Desta forma, realizar treinamentos e qualificar os colaboradores da empresa se torna algo fundamental para aumentar a produtividade e potencializar os resultados.
Você notou que todos os tópicos são focados em gestão? Pois é, tem um motivo para isso. A principal melhoria que você deve buscar para sua empresa, independentemente do tamanho dela, é como gerir e administrar todos os departamentos.