Um dos processos mais subestimados da construção civil, com certeza é a limpeza pós-obra.
Mas, hoje mostraremos quais são as principais etapas desse processo e os benefícios que ele pode trazer e como pode potencializar a valorização do seu trabalho.
Depois da obra de um empreendimento ser finalizada com os devidos acabamentos e retoques necessários, vem a hora da limpeza.
Um canteiro de obras produz muita sujeira, resíduos de materiais, cimento, tintas, pedras, areia e muitos outros insumos que costumam ser usados na construção civil. Podemos identificar quilos e quilos de materiais.
A limpeza pós-obra é, basicamente, toda a força tarefa de limpar resíduos, respingos, retirar os materiais que sobraram, além de fazer o verdadeiro acabamento.
Vale lembrar que, a limpeza pós-obra se diferencia de outros tipos de limpeza simplesmente porque é especializada em tomar os devidos cuidados.
Ou seja, uso dos produtos e processos a fim de não danificar os acabamentos do empreendimento.
Podemos elencar as principais etapas dessa limpeza pós-obra, entre elas:
- Planejamento: sim, até mesmo a limpeza pós-obra precisa de planejamento. Isso é importante porque você precisa planejar para onde serão enviados os resíduos e como toda a limpeza será realizada.
- Limpeza bruta: hora de remover os materiais pesados, como: terra, pedras, entulhos e etc.
- Limpeza técnica: retirada de materiais menores e mais simples e limpeza superficial do local.
- Higienização final: finalização da limpeza de forma detalhada que deixará o empreendimento pronto para entrega!
Benefícios da limpeza pós-obra
A beleza de todo o empreendimento conta com uma série de fatores e, pode ter certeza, de que uma limpeza impecável para apresentar o prédio, por exemplo, ao cliente.
Ademais, podemos elencar como vantagens a tranquilidade do cliente e valorização do empreendimento. Ou seja, vale a pena investir em uma empresa especializada em limpeza pós-obra para realizar todo o serviço.