Andaluga

Cuidados nas atividades em plataformas de trabalho aéreo

Assim como todas as atividades, principalmente, na construção civil, é extremamente importante pensar na segurança. 

As plataformas de trabalho aéreo são necessárias para inúmeros trabalhos e atividades, porém pensar nos cuidados ao trabalhar nesses locais também deve fazer parte da preocupação das empresas e dos colaboradores. 

Plataformas de trabalho aéreo

Primeiramente, vamos entender o que exatamente é uma plataforma de trabalho aéreo. Esses equipamentos são responsáveis por acessar pontos altos da construção, de forma segura e rápida, sem maiores problemas. 

Além de elevar pessoas, essas plataformas são formas de elevar ferramentas para trabalhos em altura. Sendo assim, é possível realizar atividades de pintura, eletricidade, limpeza, montagem e etc.

Entre as plataformas de trabalho aéreo, há três tipos que podem ser escolhidos para atender as necessidades da obra. Entre elas: plataformas tesouras, lanças articuladas e telescópicas. 

Cuidados importantes

A partir desse momento, vamos citar alguns cuidados importantes para que os colaboradores possam realizar as devidas atividades nas plataformas de trabalho aéreo.

Antes de mais nada, é crucial que os operadores das plataformas e os colaboradores envolvidos tenham o treinamento correto. 

Inclusive, vale ressaltar que a Norma Regulamentadora (NR) 18 especifica que cada tipo de plataforma tem seu próprio treinamento. Ou seja, se um operador está qualificado para operar uma lança articulada, não necessariamente poderá operar os outros tipos.

Ademais, a manutenção da máquina é também muito importante, assim como a verificação dos níveis de óleo, combustível ou bateria, quando for o caso. Além disso, lembrar de realizar testes antes do trabalho iniciar também é fundamental. 

Ao haver necessidade de transportar a plataforma para outro local ou até mesmo locomove-la um pouco, é imprescindível abaixar o cesto da máquina para fazê-lo. Isso evita quaisquer acidentes de trabalho ou danos ao maquinário.

Por fim, não se esqueça de usar o cinto de segurança a todo momento para não ter problemas e acidentes.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Agradecemos seu pedido!

Em breve entraremos em contato para continuidade de seu orçamento
Caso tenha urgência no atendimento, entrar em contato;