A Indústria 4.0 já é um conceito bastante famoso no Brasil e no mundo, mas você já ouviu falar da Mineração 4.0? Bom, o segundo conceito derivou do primeiro mas há várias diferenças essenciais.
O conceito 4.0 consiste na quarta revolução industrial, focando em processos mais controlados, previsíveis e seguros para a empresa. Além disso, integrar tecnologias com os funcionários e operadores também é um ponto de atenção aqui.
Neste caso, a automação da mineração é fundamental para aumentar a produtividade dos processos e desta atividade tão complexa e difícil de realizar.
Mineração 4.0
Hoje em dia, a mineração deixou de ser somente pessoas com picaretas e carrinhos em trilhos. Atualmente, esta atividade conta com tecnologias de Inteligência Artificial, softwares de pesquisa e detecção de locais para escavação e etc.
Ademais, a tecnologia de internet das coisas e big data revolucionou o mundo da mineração, além dos novos materiais e da manufatura automatizada.
Vantagens
Toda nova tecnologia e automação ajuda a fazer com que a mineração perca a imagem de ser um setor subdesenvolvido ou arcaico.
Mas, além disso, a Mineração 4.0 é altamente vantajosa para a produtividade dos colaboradores e dos processos da atividade.
Com automação, por exemplo, pode-se melhorar o desenvolvimento e desempenho dos funcionários, aumentando a produção e diminuindo os custos. Não só isso, é possível também melhorar a gestão de atividades e processos com excelência.
A Mineração 4.0, tecnológica e automatizada também facilita o trabalho da manutenção. Com os novos recursos, há maior assertividade para diagnosticar problemas, necessidade de manutenção e reparos.
Em adição ao que falamos, a segurança também é beneficiada pelas novas tecnologias, tanto para os colaboradores quanto para comunidades que vivem próximas a áreas de mineração.
Por último, mas não menos importante, a sustentabilidade também é afetada positivamente pela Mineração 4.0. Isso acontece porque a tecnologia ajuda a reduzir os impactos negativos no meio ambiente, diminuindo os resíduos provenientes da atividade.