Ter uma boa equipe é fundamental para o crescimento de uma empresa, independente do segmento. Os colaboradores fazem parte da empresa e são uma parte significativa dela.
Na construção civil, grande parte dos gastos é destinada para contratação, treinamento e pagamento de mão de obra. Nesta área, especialização, qualificação e capacitação são indispensáveis.
Porém, sabemos que encontrar uma equipe organizada, dedicada, produtiva e de confiança é uma missão complexa e pode se tornar um grande desafio. Por isso, separamos algumas dicas especiais para facilitar sua seleção de um time qualificado.
- Saiba o que está buscando
Antes de contratar alguém, saiba exatamente o perfil de profissional que você está buscando. Por isso, antes mesmo de divulgar a vaga, já especifique tudo o que deseja do candidato perfeito. Assim, será muito mais fácil encontrar um bom funcionário.
Ainda nesta etapa, é importante contar com profissionais qualificados de recursos humanos para auxiliar nos processos de capital humano.
- Divulgação correta
Processos seletivos são, realmente, um processo. Assim, o local onde as vagas são divulgadas também são importantes. Bons sites, boas agências e boa prospecção são indispensáveis aqui.
Por isso, nossa dica é divulgar suas vagas com uma descrição completa e em veículos sérios e oficiais.
- Indicações
Além de buscar bons profissionais nos meios de divulgação que citamos anteriormente, também é interessante buscar pessoas através de indicações. Vale a pena também procurar profissionais com boas referências.
Claro que mesmo nestes casos é importante manter um bom processo seletivo com triagem, avaliação de perfil e entrevistas. A indicação ajuda a aumentar as chances de conseguir um bom profissional.
- Treinamentos e avaliações
Depois das contratações, é fundamental manter os bons funcionários. Para isso, investir em treinamentos se torna uma parte importante da gestão de capital humano.
Além disso, realizar avaliações esporádicas também ajuda a administração a gerir os funcionários.