Mesmo com 2 anos difíceis por causa da pandemia, o setor de construção civil espera um crescimento otimista, principalmente, no que diz respeito à urbanização.
A expectativa é que o setor continue usando petroquímicos de forma intensiva para crescer de maneira exponencial em todo o mundo. Mas, majoritariamente na China e em outros países em desenvolvimento.
Ainda sofrendo com os impactos da pandemia, a construção civil deve crescer por volta de 35% em 9 anos, um número bastante otimista para o setor. Em valores, pode-se calcular quase 6 trilhões de dólares investidos.
Problemas causados pela pandemia
Claro que a pandemia freou o crescimento significativo do setor da construção civil, porém a área vem se recuperando relativamente bem.
Os problemas causados pela pandemia se deram pela falta de vacina e as restrições de quarentena. Porém, com a chegada da vacina e a cessão de ondas de infecções, as estimativas para o setor voltaram a crescer.
Sobre o futuro
Muitos projetos de construção civil já tinham financiamentos e investimentos em funcionamento e, por isso, não foram tão afetados pela pandemia como outros setores.
Para projetos futuros, ainda não há certeza sobre investimentos. Porém, segundo analistas da Oxford Economics, a expectativa é bastante otimista.
A retomada das economia está bastante forte após a chegada da vacina e isso, provavelmente, vai refletir bem no setor da construção civil.
Tendência mundial
Mesmo com um bloqueio aparentemente mundial, a China se mantinha bastante ativa no setor da construção civil. A queda identificada anteriormente teve recuperação muito rápida no trimestre seguinte, voltando aos números pré-pandêmicos.
Nos Estados Unidos, a situação foi parecida. Houve aumento nos investimento com construção civil no segundo semestre e a expectativa é o crescimento.
Portanto, a expectativa brasileira e global é de crescimento no setor da construção. Por isso, é importante se atentar às tendências e possibilidades de investimentos, principalmente, no período pós-pandêmico.