Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o tijolo ecológico, o que é e por que utilizá-lo na sua obra.
O que é?
O tijolo ecológico é um tijolo feito com a mistura de água e outros resíduos, reciclados e/ou naturais. Além disso, se mistura também o solo.
No processo de fabricação do tijolo ecológico, não há processo de queima. Desta forma, quaisquer emissão de gases são reduzidas significativamente.
Para fins de comparação, o tijolo tradicional é fabricado com queima e libera dióxido de carbono. Este gás é altamente prejudicial ao meio ambiente e agrava o aquecimento global.
Por que utilizar o tijolo ecológico?
Agora, vamos falar um pouco sobre os benefícios e vantagens de utilizar o tijolo ecológico na sua obra. Assim, você ficará por dentro de tudo que essa prática sustentável pode proporcionar para seu empreendimento.
Uma das principais vantagens é, evidentemente, a sustentabilidade. Este assunto é cada dia mais discutido e aplicado na construção civil. Assim, o tijolo ecológico tem ganhado espaço nas ações para preservar o meio ambiente.
Além disso, muita gente aprecia a estética natural do tijolo ecológico. Isso tem acontecido, principalmente, em empreendimentos mais orgânicos e rústicos.
Mas, não é só isso. Este tijolo sustentável facilita a construção. Os blocos se encaixam perfeitamente, diminuindo até a quantidade de argamassa necessária. A praticidade é um ponto chave para reduzir o tempo de obra.
Outro ponto relevante é a redução exponencial na quantidade de entulho gerada pela obra. Isso porque estes tijolos usam menos materiais e, consequentemente, geram menos resíduos.
Por fim, mas não menos importante: os tijolos ecológicos são mais seguros. A distribuição do peso é melhor com este tijolos, aprimorando a estrutura da casa ou prédio.
Mesmo que ainda seja algo novo no mercado brasileiro, os tijolos ecológicos estão ganhando espaço e atenção. Por isso, vale a pena estudar e analisar se essa opção é viável para você.