Se você é de São Paulo ou já teve contato com construções famosas do Brasil, provavelmente conhece o Edifício Copan. Um dos prédios mais icônicos e simbólicos da cidade de São Paulo, tem uma história interessante.
Como começou?
Por conta do aniversário da cidade, a prefeitura de São Paulo realizou a encomenda do Edifício Copan ao famoso arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia era construir um centro residencial e comercial em um só prédio, com design inovador e modernidade.
Design inovador
Completamente diferente dos prédios à sua volta, o projeto do Edifício Copan trazia curvas e um design completamente novo no exterior e no interior.
Ademais, a área externa ficou por conta do arquiteto Oscar Niemeyer, mas o projeto de interiores foi creditado ao arquiteto Carlos Lemos.
Inauguração
Ainda que tenha sido encomendado em 1951, o prédio só ficou pronto e foi inaugurado em 1966. A obra era responsabilidade da Companhia Nacional da Indústria da Construção (CNI) e foi interrompida várias vezes ao longo dos anos.
Na época, a ideia era ter um prédio interligado ao principal, que seria um hotel com 600 apartamentos. O ápice da economia paulistana chamou atenção para essa possibilidade de lucro.
Porém, curiosamente, somente a parte residencial do edifício foi construída. Com o passar do tempo, o projeto foi se modificando e se adequando à realidade da cidade e dos interesses imobiliários.
Dias de hoje
O Edifício Copan está localizado na Avenida Ipiranga número 200. Atualmente, conta com 1160 apartamentos divididos em blocos, desde kitnets até apartamentos de alto nível com três dormitórios. Inclusive, o prédio é administrado pelos próprios moradores.
Um fato curioso é que o Edifício Copan é a maior estrutura do Brasil feita em concreto armado, são mais de 120 mil metros quadrados de construção e altura de 115 metros. Vale a pena visitar e apreciar essa imensa obra paulistana.