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Lean Construction: conheça o método revolucionário da construção civil

Se você ainda não conhece o método Lean Construction, esta é sua oportunidade. Hoje, vamos falar mais sobre a prática que revolucionou a construção civil.

O que significa?

O termo é em inglês, mas significa “construção enxuta”. Ou seja, preza por otimização no canteiro de obras, evitando ao máximo o desperdício de tempo e de materiais.

Mas, além de ser usado na construção civil, a metodologia Lean já é muito conhecida em outras áreas, principalmente na produção das grandes indústrias. Iniciado com o Sistema Toyota de Produção, o Lean Manufacturing (manufatura enxuta) surgiu e a partir daí, começou a ser pensado também fora das fábricas.

A construção civil é bem diferente das fábricas, os processos são sempre diferentes e os locais também. Por isso, a aplicação deste método precisa se adaptar neste caso.

Lean Construction

Na construção civil, o método Lean é responsável por reduzir o máximo possível de custos. Além disso, o objetivo é também reduzir os prejuízos do empreendimento.

Para complementar, esse método também auxilia na aceleração de todos os processos da obra. Consequentemente, isso faz com que os prazos sejam cumpridos com maior frequência por causa da organização aplicada.

Ademais, o método Lean pode providenciar um significativo aumento nos lucros da empresa, além de seguir o planejamento preestabelecido.

Aplicar este método de forma eficaz faz com que a empresa tenha consciência de toda a cadeia de suprimentos e de processos do empreendimento. Desta forma, os administradores podem ter uma visão abrangente de toda a obra.

Entendendo e compreendendo melhor os processos e necessidades do canteiro de obras, as chances de aproveitar melhor os recursos são muito maiores.

Como aplicar o Lean Construction

A aplicação do Lean Construction não é complexa, mas requer estudo e entendimento dos processos para ocorrer de forma eficaz.

Nos métodos tradicionais, o processo é dividido em subprocessos. Porém, neste método, as atividades essenciais são separadas entre as que agregam valor (cliente está disposto a pagar) e as que não agregam valor.

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